O que me toca...

VanSiqueira's Profile Page

Quem sou eu

Minha foto
"O hábito tem-lhe amortecido as quedas. Mas, sentindo menos dor, perdeu a vantagem da dor como aviso e sintoma. Hoje em dia, vive incomparavelmente mais serena, porém em grande perigo de vida: pode estar a um passo de já ter morrido, e sem o benefício de seu próprio aviso prévio." (Clarice Lispector)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Interpretações de músicas - Chico Buarque

Pessoal, esta letra é de uma interpretação bem simples.
Não é uma mãe cega porque o rapaz é seu filho. É uma mãe ingênua pelas condições sociais precárias da vida.

‘Quando, seu moço
Nasceu meu rebento
Não era o momento
Dele rebentar…’
(Uma criança que como tantas outras, nasceu em condições precárias, provavelmente prematuro e não planejado.)

‘Já foi nascendo
Com cara de fome
E eu não tinha nem nome
Prá lhe dar…’
(Mais uma vez fica nítida a condição social da ‘família’, sem nenhuma estrutura e planejamento)

‘Como fui levando
Não sei lhe explicar…
Fui assim levando
Ele a me levar…’
(Como a criança ‘vingou’ nem ‘ela’ sabe devido as condições precárias. Mas o ‘guri’ desde cedo aprendeu a ‘se virar’ como pôde.)

‘E na sua meninice
Ele um dia me disse
Que chegava lá…
Olha aí!
Olha aí!
Olha aí!
Aí o meu guri
Olha aí!
Olha aí!
É o meu guri
E ele chega…’
(Toda criança apegada a mãe e família faz planos e sonhos, às vezes sem nem saber exatamente quais são esses…)

‘Chega suado
E veloz do batente
E traz sempre um presente
Prá me encabular…
Tanta corrente de ouro
Seu moço
Que haja pescoço
Prá enfiar…’
(A real inocência da mãe. Ela não ‘finge não ver’ ela REALMENTE não vê. A repetição das palavras ‘seu moço’ mostram também a simplicidade e ‘ignorância’ desta mãe)

‘Me trouxe uma bolsa
Já com tudo dentro
Chave, caderneta
Terço e patuá…
Um lenço e uma penca
De documentos
Prá finalmente
Eu me identificar…
Olha aí!’
(Neste trecho fica claro que a situação não é de alguém em situação de vida boa. Provavelmente um retirante, alguém que veio do sertão/roça e afins (regiões MUITO afastadas ou esquecidas pelo governo) sem acesso nem a cartórios para documentação ou abandonada… Um ‘povo esquecido’)

‘Olha aí!
Aí o meu guri
Olha aí!
Olha aí!
É o meu guri
E ele chega…
Chega no morro
Com o carregamento
Pulseira, cimento
Relógio, pneu, gravador…
Rezo até ele chegar
Cá no alto
Essa onda de assaltos
Está um horror…’
(A mãe realmente não sabia que o próprio assaltante é seu filho. Para ela ele é um trabalhador digno)

‘Eu consolo ele
Ele me consola…
Boto ele no colo
Prá ele me ninar..
De repente acordo
Olho pro lado
E o danado
Já foi trabalhar
Olha aí!’
(Uma mãe carente e inocente pelas situações da sua vida que merece tanta atenção quanto o ‘guri’e encontra isto somente no filho)

‘Olha aí!
Aí o meu guri
Olha aí!
Olha aí!
É o meu guri
E ele chega…
Chega estampado
Manchete, retrato
Com venda nos olhos
Legenda e as iniciais…
Eu não entendo essa gente
Seu moço
Fazendo alvoroço
Demais…’
(Também fica claro o analfabetismo da mãe. Impossibilitando que ela leia todas as informações sobre seu filho e não entendendo o ‘alvoroço’ feito pelas ‘manchetes’ e o porquê de somente ‘as iniciais’)

‘O guri no mato
Acho que tá rindo
Acho que tá lindo
De papo pro ar
Desde o começo
Eu não disse
Seu moço
Ele disse que chegava lá…’
(Ela não consegue nem perceber que o filho foi morto. Ela acha que ele está ‘se divertindo’ e que alcançou algo ‘maior’/ que faz sucesso/ que é bem sucedido)

‘Olha aí!
Olha aí!
Olha aí!
Aí o meu guri
Olha aí!
Olha aí
É o meu guri ‘

(espero que tenham gostado ;) porque há muito venho estudando várias letras de chico e essa é uma das que já foi estudada)


É muito claro e evidente que Chico Buarque fala sobre a LIBERDADE nesta música. Não a liberdade de atitudes que na ocasião era controlada por todos os lados, mas sim a liberdade de pensamento.
O ‘pensar’ é a única coisa que não se podia controlar. Por isso os ‘sussurros’, ‘suspiros’, ‘combinações’ e ‘rezas’…Logo após ‘falar alto pelos botecos’ pois já não há pudor e controle após um consumo elevado de álcool…
Esta letra, a meu ver, é atemporal, porque até hoje, a única coisa que ainda não pode ser controlada no ser humano é o pensamento.

‘ O que não tem decência, nem nunca terá’ (cada um é livre para pensar sem pudores no que quiser), ‘acendendo velas nos becos’ (nos casos de pensamentos religiosos à um deus)..
‘Está na natureza’ O PENSAR de várias forças e que não pode ser censurado.

‘O que será, que será?
Que andam suspirando pelas alcovas
Que andam sussurrando em versos e trovas
Que andam combinando no breu das tocas
Que anda nas cabeças anda nas bocas
Que andam acendendo velas nos becos
Que estão falando alto pelos botecos
E gritam nos mercados que com certeza
Está na natureza
Será, que será?
O que não certeza nem nunca terá
O que não tem conserto nem nunca terá
O que não tem tamanho…

O que será, que será?
Que vive nas idéias desses amantes
Que cantam os poetas mais delirantes
Que juram os profetas embriagados
Que está na romaria dos mutilados
Que está na fantasia dos infelizes
Que está no dia a dia das meretrizes
No plano dos bandidos dos desvalidos
Em todos os sentidos…’

Nenhum comentário: